Como entender que é hora de um psicólogo?

Muitos de nós experimentamos problemas psicológicos que podem ser tratados, mas apenas alguns se voltam para profissionais: psicólogos ou psicoterapeutas

. Por exemplo, uma pesquisa de 2009 mostrou que dos 9.000 europeus que observaram sintomas clinicamente significativos de depressão ou distúrbio ansioso, apenas um terceiro acreditava que os psicólogos poderiam ajudá -los.

A psicóloga Catherine Elliot, da Universidade de Ottava (Canadá) e seus colegas, conduziram um estudo que ajuda a esclarecer os processos psicológicos, graças aos quais uma pessoa entende que precisa de psicoterapia e começa a procurar um terapeuta. Os cientistas entrevistaram 155 pessoas que se voltaram para a ajuda psicológica para a clínica educacional universitária. Eles foram perguntados quanto tempo sofrem com os sintomas que os forçaram a procurar ajuda, quanto tempo eles decidiram iniciar a terapia e quanto tempo levou para organizar o início do tratamento. Os pacientes repetidamente foram entrevistados após a terceira sessão terapêutica, bem como após o final do curso do tratamento.

Em média, os pacientes sofriam de problemas psicológicos (principalmente transtornos alarmantes, depressivos e sexuais, bem como surtos de raiva) por mais de dez anos. O passo mais difícil para o início da terapia para eles foi a percepção de que ela realmente poderia ajudá -los. Depois que eles admitiram que têm um problema, em média, levaram 4 meses para decidir que precisavam de terapia (no entanto, 40% deles levaram um ano ou mais, e 16% imediatamente decidiram iniciar o tratamento).
Após a conscientização sobre o benefício potencial da terapia, foram fornecidas outras etapas aos pacientes. Em média, um mês depois, eles decidiram começar a procurar ativamente um terapeuta e, algumas semanas depois, eles se inscreveram para uma recepção. Vale ressaltar que o quarto dos entrevistados não apareceu na primeira sessão de terapia no horário designado.

Aqueles que são mais difíceis e dolorosamente dadas a decisão de iniciar a terapia, também esperavam as maiores dificuldades no processo dessa terapia. Estudos anteriores mostraram que as expectativas do paciente estão associadas ao sucesso da terapia, portanto, essa ansiedade pode interferir no tratamento. No entanto, após o início da terapia, a seriedade da atitude dos pacientes em relação a ela (e esse é um fator de sucesso importante) não dependia de suas expectativas preliminares.
Com base nesses resultados, os autores do estudo recomendam o seguinte.
Como é mais difícil para os pacientes entenderem que seus problemas estão relacionados à saúde mental, os médicos devem publicar informações sobre distúrbios psicológicos e seus sintomas na Internet ou, por exemplo, em pôsteres nas salas de recepção.
Aqueles que já perceberam que a presença de um problema geralmente são difíceis de decidir sobre a psicoterapia-de maneira geral devido à falta de informações sobre o processo terapêutico, duração, eficácia e dificuldade do tratamento. Os psicoterapeutas também devem fornecer aos clientes em potencial informações máximas.
É importante que os terapeutas das primeiras sessões construam um forte relacionamento com o cliente, fornecendo -lhe apoio e assistência.

Para mais detalhes, consulte. PARA. Elliott et al. “O processo de busca de psicotea e seu impacto nas expectativas e experiências de terapia”, psicologia clínica & Psicoterapia, 2015, vol. 22, No. 5.

  • Carta ao jovem psicoterapeuta
  • Um amigo pode substituir um psicólogo?
  • Como escolher o psicoterapeuta certo
  • Família na recepção de um psicoterapeuta

Psicologias convites

  • Sobre o projeto
  • Termos de uso
  • Publicidade no site
  • Termos de uso
  • Regras para a participação em competições

© 2006-2022 Network Edition "Psicologias.RU – O site oficial da Psychologies Magazine (Psycholojis)", Shkulev Media Holding / Ooo “Shkulev Media Holding”.

Certificado de registro da mídia EL No. FS77-82353, emitido pelo Serviço Federal para Supervisão de Comunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação de Massa (Roskomnadzor) 23 23.onze.2021.

Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução dos materiais do local sem a permissão do Escritório Editorial é proibido. 16+

سوالی دارید؟
میتونید با ما در ارتباط باشید!

اگر قبل از خرید، شک، تردید و یا سوالی دارید میتونید با ما تماس بگیرید، ما جوابگو شما خواهیم بود!

رفتن به نوار ابزار